Durante a faculdade, muitos estudantes sonham em fazer intercâmbio para buscar oportunidades fora do país. Mas poucos procuram essa experiência com objetivos tão definidos como Fabiano Pozobon. O empresário já pensava no seu futuro negócio quando cursava Administração na UFSM e concorreu a uma vaga de intercambista pela Aiesec. O que ele queria era trabalhar em alguma empresa que o levasse a conhecer um produto ou atividade diferente, para trazer a Santa Maria. E o resultado é, 10 anos depois de voltar do estágio na Guatemala, a distribuidora de produtos relacionados à higiene pessoal e à limpeza no ambiente profissional Sislimpa, que atende outras 4,2 mil empresas clientes com soluções econômicas e práticas.
Quando começou a buscar oportunidades no Exterior, Pozobon teve como opções uma cervejaria na Espanha, uma vinícola na Itália, uma financeira nos Estados Unidos e uma fábrica de motos no Canadá. Mas, como lá na frente o seu objetivo era abrir um negócio inovador na cidade, escolheu a sede da Kimberly-Clark na Guatemala.
E lá eu conheci uma nova realidade de produtos para a limpeza em empresas. Nessa época, em 2004, em qualquer tipo de estabelecimento, até hospitais, as pessoas usavam toalhas de pano para secar as mãos e produtos de limpeza domésticos. Eu nunca tinha sentido falta de produtos diferenciados, mas abracei essa oportunidade pela curiosidade e, quando voltei, começamos a criar esse mercado relata o empresário.
No final de 2004, a empresa foi aberta, como a primeira representante da americana Kimberly-Clark fora de capitais.
Mercado foi criado com informação
Depois de inovar trazendo produtos diferentes do que já havia no mercado, como os papéis-toalha e higiênico que promovem uma economia de produto, a Sislimpa começou a distribuir produtos de outras marcas, como produtos de limpeza da gaúcha Girassol, lixeiras, varredeiras, equipamentos para limpeza profissional e de segurança.
Conforme a técnica do Sebrae Francine Danigno, mudanças nas exigências legais costumam, também, abrir oportunidades para empreendedores:
A readequação a normas é comum para produtos inovadores. O enfoque principal desses empresários é criar uma necessidade, portanto ele deverá ofertar um produto ou serviço mostrando os benefícios que a nova aquisição trará.
Vendedores confiantes vendem melhor
E o mercado da Sislimpa cresceu rápido, ultrapassando as fronteiras de Santa Maria. Metade dos vendedores estão espalhados pelo Estado, a fim de atender os clientes localizados em 250 cidades gaúchas. O segredo, segundo o empreendedor Fabiano Pozobon, é dar confiança aos vendedores e implementar práticas empresariais visando a qualidade e a satisfação dos colaboradores:
Se o vendedor acreditar no produto e tiver condições de trabalho, como o show room móvel da Sislimpa, a satisfação do cliente virá indiretamente.
Conforme Pozobon, essas atitudes são condições para a manutenção dos clientes, segundo a estratégia da Sislimpa, que é assegurar a que a empresa cliente gastará menos, mesmo pagando mais. Para isso, só trabalha com produtos de qualidade e durabilidade comprovadas, como a lixeira que dura, em média, 10 anos sem quebrar, desinfetantes que custam dezenas de reais por litro mas rendem mais que os concorrentes.
Dica
"A competitividade em relação a preço é fator decisório na hora das compras e, para o consumidor que hoje tem acesso a todas as informações nos mais variados canais, se a empresa tem a intenção de trabalhar com um produto mais caro, terá de se focar na marca, nos benefícios oferecidos, na qualidade e na durabilidade dos produtos."
Thiago Tagliapietra, técnico do Sebrae